top of page

Nicolas Ibraim Hipnoterapeuta Humanista

TRABALHANDO PARA TRANSFORMAR VIDAS

Mitos e verdades sobre a HIPNOSE!

“A hipnose é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. É um estado mental  ou um tipo de comportamento levado pela indução hipnótica, composto por instruções preliminares e sugestões.“ Segundo a Sociedade Americana de Psicologia.

A hipnose atravessa o fator crítico da mente consciente e permite que aquele que está passando pelo processo, tenha um contato maior com o seu subconsciente. Tornando mais fácil a tarefa de reprogramar seus hábitos e sentimentos, permitindo ressignificar momentos e situações desagradáveis, fóbicos ou traumáticos.
Para facilitar ainda mais a sua compreensão acerca da hipnose, vou te apresentar alguns dos maiores mitos e verdades sobre essa técnica terapêutica incrível.


1- A hipnose é reconhecida pela ciência? 
VERDADE!
Sim, a hipnose passou a ser oficialmente aceita pela ciência em 1997, quando Henry Szechtman, um psiquiatra americano, realizou experiências específicas com alguns voluntários.  Pouco tempo depois, outras evidências passaram a ser comprovadas pelo neurocientista Pierre Rainville.
Em seus estudos, foram notadas alterações no cérebro de pessoas que estavam passando pela hipnose. Descobrindo que o sistema límbico, que é responsável pelo processamento dos sinais corporais, como a dor e também das emoções, estava atuando normalmente. Já o neocórtex, área que é responsável pela consciência, estava ignorando o sistema límbico.
Essa condição permite que a parte consciente fique sem referências e, consequentemente, mais vulnerável às sugestões do hipnotizador.  
Mais recentemente, outros vários estudos e experimentos dão ainda mais provas de que a hipnose é eficaz em inúmeros problemas e situações do cotidiano.  


2- Hipnose e estado do sono são a mesma coisa? 
Mito!
Hipnose não é a mesma coisa que o estado do sono. As duas coisas utilizam estados de consciência totalmente distintos. Um bom exemplo disso é que nós não temos o controle dos nossos pensamentos enquanto estamos dormindo, agora, durante uma sessão de hipnose, o indivíduo tem total controle dos seus pensamentos e participa com foco e concentração em tudo o que está acontecendo consigo. 

3- A hipnose pode ser usada como terapia? 
VERDADE!
Ela funciona muito bem quando utilizada para fins terapêuticos, camada de hipnoterapia neste caso. Sugerindo ao hipnotizado em questão, que alcance outro estado de consciência, com a intenção de conduzi-lo com sugestões sempre positivas, de mudanças comportamentais, hábitos mais saudáveis etc. 

4- Posso, por algum motivo, ficar preso no “estado de transe”? 
Mito!
Se você tinha esse medo, não precisa se preocupar! Mesmo no nosso dia-a-dia, entramos constantemente em estado de transe diversas vezes, seja assistindo a um filme, estudando, ouvindo músicas ou fazendo qualquer outra coisa que exija ou desperte uma concentração maior. Apesar de sentir uma profunda sensação de relaxamento, a pessoa hipnotizada está completamente consciente, e pode sair do estado de transe quando quiser.
 

5- Todas as pessoas podem ser hipnotizadas? 
Verdade!
Qualquer pessoa pode ser hipnotizada, desde que ela queira passar pela experiência. Vale ressaltar também que, alguns fatores como; deficiência cognitiva, perturbações psíquicas, doenças neurodegenerativas e o uso de drogas lícitas ou ilícitas que podem alterar o estado de consciência, podem atrapalhar e muito para que o processo de hipnose aconteça. 

6- Posso revelar algum segredo ou fazer algo que eu não queira durante uma sessão?
Mito!
Essa é uma preocupação de muitas pessoas, mas felizmente a resposta é não! Você não fará absolutamente nada que vá contra os seus princípios e valores. Imagine que: um desconhecido te parou na rua e pediu seus documentos. Você daria? Sua resposta provavelmente seria não.  
E se alguém te pedisse para imitar um animal? Algumas pessoas diriam sim, outras não. E é por isso que é possível que você já tenha visto alguém imitando um animal quando estava em transe. As pessoas que estão experimentando o transe só fazem aquilo que elas realmente querem, ou estão confortáveis para fazer.  


7- A hipnose pode tratar traumas e fobias? 
Verdade!
Muitas pessoas sofrem com traumas e fobias e isso acaba influenciando negativamente em seus relacionamentos, nos estudos, no trabalho e em vários outros aspectos da vida. A hipnose pode ajudar a ressignificar esses episódios e trazer uma transformação incrível na sua vida.

8-Apenas médicos e psicólogos podem utilizar a hipnose como uma ferramenta de terapia? 
Mito!
A hipnoterapia ou hipnose clínica, pode ser praticada por qualquer pessoa desde que esteja preparado para tal. Não é necessário nenhum tipo de formação acadêmica. 

9- Pode-se usar a hipnose como forma de anestesia?
Verdade!
Inúmeras pesquisas comprovaram que a hipnose pode sim ser utilizada como ferramenta para o alívio de dores. Inclusive, estudos feitos com eletroencefalografia – método de monitoramento utilizado para registrar a atividade elétrica do cérebro –, mostraram que é possível eliminar a experiência emocional da dor com o uso da hipnose. A pessoa sente o toque, mas o cérebro não reconhece a sensação de dor. 
Muitos médicos e dentistas também utilizam a hipnose em consultórios e hospitais quando por algum motivo o paciente não possa receber uma dose de anestesia.  


10 – Hipnoterapia é a mesma coisa que hipnose de palco?
Mito!
O objetivo da hipnose terapêutica é ultrapassar o fator crítico e fazer uma conexão mais profunda do hipnotizado com o seu subconsciente, a fim de identificar e tratar traumas, fobias e seus sintomas, proporcionando alívio e bem estar ao hipnotizado. Já a hipnose de palco tem como objetivo, apenas o entretenimento, sem nenhum tipo de tratamento mais aprofundado.
Espero ter te ajudado a conhecer mais a hipnose e eliminar alguns mitos que poderiam te impedir de buscar um tratamento com essa ferramenta magnifica.

Entre em contato

Arnaldo passos, Centro, Navegantes-SC

(47) 99193-6945

Obrigado(a)!

bottom of page